quarta-feira, 3 de abril de 2013

Visita à Exposição Permanente Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro

Os alunos do CIEP 259, das turmas 901 e 902, visitaram hoje a Exposição Permanente no Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro.



 Os alunos foram acompanhados da Professora Liciane
 ( Língua Portuguesa), da Professora Ledina (História) e da Diretora Adjunta, Jacqueline.


Um pouco da história:





Sua história começa em 1640, quando foi construído o edifício do Parlamento Imperial. Em seu subsolo havia uma cadeia, onde ficavam os presos do período colonial. Nesse lugar, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, ficou preso por três anos enquanto aguardava a execução pelo crime de "traição contra o rei".




Em 1922, o parlamento foi demolido e quatro anos depois o projeto de Archimedes Memoria Francisco Cuchet foi inaugurado. O Palácio Tiradentes recebeu esse nome em homenagem ao inconfidente.
Com o golpe de estado em 1937, foi instaurado o chamado Estado Novo, regime político autoritário comandado por Getúlio Vargas que durou até 1945. Durante esse período, o Palácio foi sede do Departamento de Imprensa e Propaganda. Volta a ser Câmara dos Deputados no fim desse sistema.



Quando a Capital Federal muda para Brasília, a cidade do Rio de Janeiro passa a ser Estado da Guanabara e o Palácio passa a funcionar como Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara. Anos depois, em 1975, durante a presidência do general Ernesto Geisel, é realizada a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, transformando tudo em Estado do Rio de Janeiro. Desde então, o Palácio Tiradentes abriga a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ.





 Os professores e alunos foram recepcionados pelo Deputado Paulo Mello.






Arte

Se por fora a beleza arquitetônica é tamanha, o interior do Palácio revela detalhes e minúcias ainda mais formosos. Os vitrais da grande cúpula reproduzem o céu da cidade no dia da proclamação da República. As pinturas abaixo são do artista brasileiro Rodolfo Chambelland.

Já Eliseu Visconti é responsável pelo painel que representa a assinatura da primeira Constituição Republicana de 1891. Realizado em 1926 e restaurado em 2001, estão presentes, em tamanho natural, os 63 constituintes da época.

Do lado de fora, as esculturas no alto do prédio representam a Independência e a República.

Um comentário:

  1. Que Escola!!!! Continua fazendo Educação!!!! Parabéns meu querido CIEP 259!!! Tia Lu.

    ResponderExcluir