terça-feira, 19 de março de 2013

GIDE

AS ESCOLAS ESTADUAIS ESTÃO PASSANDO PELO NOVO PROGAMA GIDE.


            VAMOS VER O QUE SIGNIFICA GIDE...

 

GIDE – Gestão Integrada da Escola

Sistema de Gestão para as Escolas, que integra os aspectos políticos, estratégicos e gerenciais inerentes à área educacional, com foco em resultados da atividade-fim, processo ensino-aprendizagem. Desta forma, a GIDE tem por objetivo melhorar significativamente os resultados da escola, tendo como referência as metas do IDEB, ENEM, Avaliações Estaduais entre outras.

A GIDE é um sistema gerencial avançado, que fala a língua da escola, testado no alcance da melhoria dos resultados. Ao implementar a GIDE, as escolas terão como principais benefícios:
- Redução do trabalho, dispersão de energia e talento nas escolas com a implementação de um instrumento de gestão; Conversão do esforço da equipe escolar para o aluno; Implementação do gerenciamento científico baseado em fatos e dados; Identificação correta e precisa dos fatores que influenciam negativamente os resultados da escola e que precisam ser trabalhados (Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social – IFC/RS).

IFC/RS? É o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social - 

- O indicador gerencial utilizado na GIDE é o IFC/RS e, com sua aplicação, a escola estará apta a obter informações necessárias a uma análise consistente e profunda sobre seus RESULTADOS, sobre O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM e MEIOS RELATIVOS À VERTENTE AMBIENTAL.

Qual a Importância da aplicação do IFC/RS?

- O IFC/RS é um raio X da escola. Permite a identificação correta, rápida e precisa dos fatores que influem nos resultados. Ainda que sua coleta pareça trabalhosa e detalhada, a intenção é que a sua utilização crie na escola uma cultura de registro de seus principais dados/informações, dando-lhe oportunidade de se conhecer melhor e agir assertivamente, melhorando seus resultados. 

Após a coleta do IFC/RS e preenchimento da árvore, a escola estabelecerá metas baseadas nas variáveis da Dimensão resultados e as metas globais (IDEB, IFC/RS). O Sistema GIDE engloba as dimensões pedagógicas, estratégicas e gerenciais. É orientada pelo método PDCA e balizada pelo indicador gerencial IFC/RS.

Nossa U.E. já preencheu o IFC/RS.  A pasta com os dados da GIDE encontra-se na sala da Direção.
Recebemos a visita da IGT Gilson ( responsável que acompanha o preenchimento dos dados de nossa escola). Onde já preenchemos os formulários da escola. Também foi feito o marco referencial e recentemente a análise estratégica. Estamos na fase da montagem do Plano de Ação .

Por Jacqueline Ribeiro Cabral

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário