quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NOTA SOBRE SAERJ - ENSINO MÉDIO




A Secretaria de Estado de Educação informa que exonerou a diretora de um colégio em Piedade, abriu sindicância e inquérito administrativo e policial para apurar a violação, antes da hora do exame, dos lacres de um dos modelos da prova Saerj.

Uma equipe da subsecretaria de Gestão do Ensino, ao receber a denúncia da Faetec, foi até a unidade escolar ouvir a direção, que fica responsável pelo malote até o momento da prova, e comprovou que a violação aconteceu dentro do colégio.

O lote/modelo violado foi anulado e uma nova prova será preparada. A aplicação ocorrerá já na semana que vem. A violação ocorreu em um modelo de prova de Português. Ao todo, são 21 modelos diferentes de provas. Mesmo assim, para garantir a segurança e credibilidade do exame, todas as provas para a 3 série do Ensino Médio serão suspensas e reaplicadas.

A Seeduc informa que cada malote possui dois lacres – só abertos na hora da aplicação da prova -; os fiscais são externos; e que as provas são nominais, tendo a Secretaria a relação de cada aluno que faria aquele exame.

A elaboração do Saerj é feita pela Universidade Federal de Juiz de Fora/Caed. 



A Secretaria de Estado de Educação 

marcou para o dia 10  de dezembro 

a aplicação das novas provas do Saerj 


para as turmas da 3ª série do Ensino

Médio. 


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PASSEIO CULTURAL


Os alunos do CIEP 259, ganharam um prêmio por seus esforços, foram à Casa França Brasil e ao Centro Cultural Banco do Brasil.
 Passeio cultural é muito interessante pois amplia o conhecimento e aguça a curiosidade de nossos alunos
 

A Casa França-Brasil 

A Casa França-Brasil é uma instituição cultural sem fins lucrativos vinculada à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que oferece atrações gratuitas ao público. 
                     Centro Cultural Banco do Brasil

A atuação do Banco do Brasil no cenário cultural é focada, principalmente, no patrocínio a projetos realizados nos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs) localizados em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e, brevemente, em Belo Horizonte.

Missão

Ser referência em atividades culturais e de arte-educação, proporcionando experiências transformadoras e interativas.


Visão de futuro
 
Sermos reconhecidos pela sociedade como centro de referência cultural, convivência, reflexão e inovação, atuando com responsabilidade socioambiental.

 As Professoras Aline Barbosa, Cleide, Vera Rezende, Ledina e Márcia Oliveira  agradecemos pelo constante empenho em desenvolver habilidades e competências em nossos alunos e se preocupar com cada detalhe dessa formação.



terça-feira, 27 de novembro de 2012

CAMPANHA CONTE ATÉ 10- PAZ ESSA É A ATITUDE!



Campanha Conte até 10 quer motivar o cidadão e evitar a violência por impulso.


"Quem é da paz não briga."
" A raiva passa, a vida fica."
" Sua vida vale mais que qualquer briga."

PAZ. ESSA É A ATITUDE!





ENTREGA DOS NETBOOKS- PREMIAÇÃO SAERJ 2011

 O resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) realizado em 2011. 
Os alunos são divididos em níveis “baixo”, “intermediário”, “adequado” e “avançado”. Foram premiados com notebooks todos os estudantes que atingirem os níveis “adequado” e “avançado”.
O objetivo do Saerj é fazer um diagnóstico da rede estadual de ensino, avaliando cada escola individualmente para identificar deficiências e os sucessos de cada unidade.

1ª COPA PROFª MARIA DO AMPARO RANGEL DE SOUZA


O Projeto tem como objetivo retirar crianças ociosas das ruas e integrá-las ao meio esportivo e cultural, dando noções de equipe e socialização, motivando ao estudo com respeito as regras e disciplinas inerentes à qualquer prática esportiva.
 
 Escolas convidadas:
* Colégio Cenecista Maricá
* Esporte Clube Maricá
* Colégio Santa Mônica
* Projeto Estudante
 Idealização: Professor Luiz Moreira
Data do evento: 23/11/2012

CONSCIÊNCIA NEGRA


Projeto Consciência Negra: Educação não tem cor.


“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de 
cabelo louro, traz na alma, quando 
não no corpo, a sombra, ou pelo menos 
a pinta, do indígena ou do negro...” 
Gilberto Freyre, Casa Grade e 
Senzala




 Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho 
espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo. 



Objetivos:

•  Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade; 
•  Entender e valorizar a identidade da pessoa negra;
•  Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
•  Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos. 






 CONTEÚDO


 O conteúdo foco é a  educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana. 






domingo, 18 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA



 O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de  Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro.


O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a “generosidade” da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca. A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra. Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a 5% da população. Os chamados “pardos”, no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.

 “Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica

Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. Para o historiador Flávio Gomes, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: “os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”.

Abrace essa ideia, e lute pelos seus direitos... 

O CIEP 259 já deu o grande passo e abraçou a ideia, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, nossos alunos e professores estarão desenvolvendo diversas atividades relativas ao tema.

domingo, 11 de novembro de 2012

PRIMEIRO CANTA CIEP- O CIEP SOLTA A VOZ!

O primeiro CANTA CIEP - O CIEP solta a voz, foi um sucesso total!


 Começa a arrumação do evento!
Hora de afinar os instrumentos!
Professores: Daniel e Fernando

 Os Alunos e Professores aguardam o início do evento.


Uma integração total!

 Professor Igor, Professora Fabiana, Professor Jezi, Animador Cultural Jonas (Liminha), Diretora Adjunta Jacqueline,  Professora Wania, Professora Suzana e Professora Gleisse.


E chega mais gente... 
Professor Vicente afinando a guitarra!

 Nossos alunos dão um show!!! Só talentos!!



Convidado especial: Ronaldo Valentin, nosso ex aluno.


 Escola lotada e equipe presente!


E eles continuam dando um show de talento!


Apresentação impecável dos nossos alunos.

Ao final do evento uma homenagem especial, a professora Fabiana, idealizadora do evento!
Parabéns Fabiana, foi um sucesso total!
Agradecemos a todos que acreditaram no Projeto, em especial aos Professores Daniel e Vicente.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

GABARITO DO ENEM 2012


Foram quatro cadernos diferentes para cada dia de prova, totalizando oito cadernos, em quatro cores distintas.





Agora vamos corrigir e conferir suas provas junto ao gabarito oficial divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, aqui os estudantes poderão saber quantas questões acertaram em cada área de conhecimento do Enem.
 Mas lembramos que os resultados individuais, com a nota da redação, sairão somente em 28 de dezembro de 2012.

ACESSE O LINK ABAIXO:





CONVITE " O CIEP SOLTA A VOZ"






segunda-feira, 5 de novembro de 2012

UFF oferece pré-vestibular gratuito





Quem nunca sonhou fazer uma faculdade federal? Para realizar esse sonho é necessária muita dedicação aos estudos e, se possível, uma preparação por meio dos pré-vestibulares. Os cursos preparatórios estão cada vez mais caros, e por isso, às vezes, se tornam inacessíveis a algumas pessoas.

Para tornar possível o acesso a um pré-vestibular a alunos que não têm condições de pagar, a Universidade Federal Fluminense (UFF) criou, em 2000, o Pré-Universitário Popular da UFF na Engenharia. O curso é oferecido gratuitamente a 140 alunos todo ano. 

Acessem:


PRÉ - VESTIBULAR SOCIAL CECIERJ


Inscrições 2013 



De 05 de dezembro de 2012 a 05 de fevereiro de 2013.



Aguarde Edital e mais informações em 05 de dezembro de 2012.



Maiores informações acessem:





sexta-feira, 2 de novembro de 2012

COMEMORAÇÃO - 20 ANOS DO CIEP 259

Decoração da Comemoração- CIEP 259 - 20 anos


 Trabalhos feitos por alunos e professores, contando um pouco da nossa história.
 A Equipe maravilhosa do CIEP 259.
Todos felizes e reunidos para comemorar!

Parabéns CIEP 259!