terça-feira, 27 de novembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA


Projeto Consciência Negra: Educação não tem cor.


“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de 
cabelo louro, traz na alma, quando 
não no corpo, a sombra, ou pelo menos 
a pinta, do indígena ou do negro...” 
Gilberto Freyre, Casa Grade e 
Senzala




 Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho 
espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo. 



Objetivos:

•  Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade; 
•  Entender e valorizar a identidade da pessoa negra;
•  Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
•  Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos. 






 CONTEÚDO


 O conteúdo foco é a  educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana. 






Um comentário:

  1. O CIEP 259 dá suma importância em que os alunos conheçam a História e a cultura de nosso povo. Isso é educação!!! Orgulhosamente Professora Luiza.

    ResponderExcluir