quinta-feira, 13 de junho de 2013

Interessados podem se inscrever para o Ibmec, até dia 14 de junho, e para a UniCarioca, até dia 20 de junho


Alunos da rede podem concorrer a bolsas de estudos em universidades

 As inscrições para o Vestibular Ibmec prosseguem abertas até o dia 14 de junho. Para participar, os interessados devem acessar o site http://vestibular.ibmec.br, marcar a opção “Escola Pública Estadual RJ” – no campo ‘Tipo de Instituição’, e preencher o “nome completo” exatamente como consta no portal Conexão Educação. Para que não haja erro, o estudante deve verificar seus dados por meio do Boletim Eletrônico no portal Conexão Aluno (http://www.conexaoaluno.rj.gov.br). Os alunos da rede que realizarem o cadastro até o dia 5 de junho receberão isenção da taxa. Os que se cadastrarem após esse período deverão imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento.


Já as inscrições para o vestibular da UniCarioca podem ser realizadas até o dia 20 de junho, pelo site inscricao.unicarioca.edu.br/seeduc/. Os alunos da rede estadual estão isentos da taxa e podem se inscrever no site da universidade ou em unidades da UniCarioca. Além disso, um representante da instituição irá a algumas escolas da rede para a entrega de fichas de inscrições e a divulgação da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Universidade.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.


Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

PALESTRA SOBRE BULLYING

 No dia 11 de junho de dois mil e treze os alunos do CIEP 259- Maricá, assistiram a Palestra sobre bullying.




Palestrantes: Sylvia Cantoaria (Subsecretaria da Infância e da Juventude), Vera Lúcia de Brito Serafin (Psicóloga e Coordenadora do CRAS), Edmar Alves Mattos (Psicólogo) e Alivan Christi Vieira Rocha (Psicólogo).

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP

quinta-feira, 6 de junho de 2013

PALESTRA: Terças Sem Dúvidas no SENAI

PALESTRA: Terças Sem Dúvidas no SENAI

Alunos das segundas e terceiras séries do Ensino Médio


Como está o mercado hoje?
Como estará o mercado amanhã?
Todo mundo tem dúvidas a respeito da profissão que vai seguir.
E todo mundo gostaria de tirar as dúvidas com quem realmente entende.
Por isso, fomos ao SENAI  nas Terças Sem Dúvidas, um seminário de orientação profissional, gratuito, sempre na primeira terça-feira de cada mês, em todas as unidades do SENAI do Rio. 



Professoras: Angela Calazange, Vivian Savi e Ledina Ribeiro
Secretaria: Meirilane Froes
Diretora Adjunta: Jacqueline Ribeiro Cabral









Pronatec

Inscrições abertas até o próximo dia 30


Os interessados em participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec FNDE/MEC podem se inscrever, até as 23h59m do próximo dia 30, no site da Secretaria de Estado de Educação, por meio do link http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/pronatec/inscricao.

O aluno deve preencher o requerimento de solicitação de inscrição, indicando o município, a instituição e o curso a que pretende concorrer. Após o cadastro, o candidato deve imprimir o comprovante de inscrição.

O cadastro não garante a vaga no curso pretendido, pois o candidato ainda passará por um processo classificatório. É imprescindível que o aluno tenha CPF próprio. A inscrição poderá ser anulada caso o candidato informe o número indevido. O abandono do Ensino Médio também implicará na perda da vaga.

É de responsabilidade dos pais, ou do estudante, se maior de 18 anos, garantirem o tempo necessário para o deslocamento entre as instituições de ensino.
O aluno contemplado com a vaga deverá comparecer à instituição que ofertará o curso técnico, munido dos documentos necessários para a realização da matricula, dentro do prazo estabelecido.

O resultado, previsto para o dia 12 de julho, será divulgado no site da Seeduc. Em caso de vagas ociosas após o período de matrícula, serão chamados os alunos inscritos, por ordem de classificação, até o preenchimento das oportunidades. 

ATIVIDADES
DATAS PREVISTAS
Inscrição
06/06/2013 a 30/06/2013
Divulgação dos Resultados (site)
12/07/2013
Período de confirmação de Matrícula
15/07/2013 a 19/07/2013