terça-feira, 26 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA!



Páscoa...ressurreição! 
A mudança...a transformação...o renascer!
 Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em família, 
a brincadeira gostosa de esconder os ovos os ovos de chocolate
 e ver a alegria das crianças quando encontram...
Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o verdadeiro sentido da Páscoa.
 Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar,
 de perdoar, de respeitar o próximo, de pelo menos se esforçar para viver
 em harmonia e equilíbrio. 

Uma FELIZ PÁSCOA!

domingo, 24 de março de 2013

ATENÇÃO AOS SINTOMAS DA DENGUE!



Fique atento aos sinais de alerta para agravamento da

 dengue!

 Aumenta o número de casos no Estado do Rio de Janeiro!

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS









RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4639                                               Rio de janeiro, 03  de novembro 2010            

ESTABELECE DIRETRIZES PARA O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO.                                                                  

            O SECRETARIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e considerando as diretrizes do Governo do Estado do Rio de Janeiro definidas no Programa de Alimentação Escolar, de garantir a alimentação adequada, saudável, sustentável e a segurança alimentar e nutricional dos escolares, durante o período de permanência em sala de aula, através de cardápios que, dentre outros aspectos, conciliem os hábitos alimentares regionais à produção agrícola da respectiva localidade.
RESOLVE:

            Art. 1.º - Estabelecer a listagem de gêneros alimentícios que devem compor o cardápio do Programa de Alimentação Escolar, descrita no Anexo I.

            Parágrafo único - A aquisição de gêneros alimentícios em desacordo com as instruções desta Resolução implicará no ressarcimento do valor indevidamente utilizado, não isentando o responsável das sanções legais aplicáveis, previstas na respectiva legislação.

            Art. 2.º - Determinar a obrigatoriedade de utilização dos cardápios elaborados pela Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação, que são publicados mensalmente no Diário Oficial e encontram-se disponíveis na extranet da SEEDUC ou no Manual de Orientações Técnicas do PAE/RJ. O cardápio do dia deverá ser afixado no refeitório da Unidade Escolar, para conhecimento e acompanhamento da Comunidade Escolar, respeitando a LEI Nº 5555, DE 07 DE OUTUBRO DE 2009.

            Art.3º - As Unidades escolares deverão consultar a Tabela de Preços de Valores Máximos dos Gêneros Alimentícios da Fundação Getúlio Vargas, que estará disponível nos dias 15 e 30 do mês em curso na extranet da SEEDUC.

Parágrafo único – Os gêneros utilizados nos cardápios poderão ser substituídos desde que observada a modificação por qualquer outro do mesmo grupo constante do Anexo I.

            Art. 4.º - No caso de necessidade de utilização do cardápio para situações especiais, a autorização será dada pela Coordenadoria Regional, pelo prazo máximo de 15 (quinze) dias letivos. Após este período ou enquanto permanecer a circunstância excepcional, a Coordenação de Alimentação Escolar/SEEDUC, deverá ser comunicada, imediatamente, das medidas adotadas pela Unidade Escolar, assim como das justificativas e período necessário para a solução do problema.
           
          Art. 5.º - A aquisição de gêneros alimentícios que não constem do Anexo I dependerá de autorização prévia da Coordenação de Alimentação Escolar. Caso seja utilizado algum gênero sem a devida autorização, caberá ao setor responsável pela prestação de contas, solicitar à Unidade Escolar a devolução do recurso aplicado indevidamente.

            Parágrafo Único – A Coordenação de Alimentação Escolar não dará autorização para aquisição de biscoitos tipo salgadinho, pela alta concentração de sódio e para biscoitos recheados devido à quantidade elevada de gordura saturada.

            Art. 6.º - A Unidade Escolar deverá preencher o MAPA MENSAL DO CONTROLE DE PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, de forma digital ou manuscrita, enviando-o à Coordenadoria Regional de sua área de abrangência, até o quinto dia útil do mês subseqüente, conforme modelo constante do Anexo II. Os mapas deverão ser arquivados, durante cinco anos, na Coordenadoria Regional para consultas da SEEDUC, CAE/RJ, FNDE, TCE e Ministério Público.

           Art. 7.º- O gestor da Unidade Escolar que não cumprir o que estabelece esta Resolução poderá ser responsabilizado através de processo disciplinar administrativo.

            Art.8º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Resolução SEE N.º 2.405 de 12 de setembro de 2001.

Rio de janeiro, 03 de novembro  de 2010
.
Wilson Risolia Rodrigues
Secretário de Estado de Educação



Para ter acesso ao cardápio da SEEDUC RJ acessem o link abaixo:


http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1501290






terça-feira, 19 de março de 2013

Metas e Ações


* Desenvolver bimestralmente projetos interdisciplinares envolvendo os temas tranversais (drogas, sexualidade, meio ambiente, 5S, entre outros);

* Usar o laboratório de informática: professores e alunos;

* Incentivar os alunos a práticas de leituras por meio de concursos dos diversos gêneros textuais disponíveis no acervo da biblioteca escolar;

* Disponibilizar aos professores e alunos acervo de vídeos, mapas e demais materiais pedagógicos;

* Incentivar e apoiar o projeto de Olimpíadas Internas Estudantis;

* Definir os critérios da avaliação para torná-la uma pratica inclusiva;

* Realizar as avaliações externas;

* Realizar a Semana de Artes;

* Buscar parcerias com outras entidades;

* Promover eventos na escola que mobilizem os pais para melhorar integração dos rendimentos escolares dos filhos;

* Implementar a participação da AAE;

* Atualização do Projeto Político Pedagógico da escola;

* Realizar reuniões periódicos com pais, funcionários e professores;

* Diminuição dos níveis de evasão escolar;

* Diminuição dos alunos com dependência;

* Unificação de linguagens didáticas, através do Currículo Mínimo;

* Desenvolvimento das habilidades dos educandos.
 


Nossa Missão




Objetivamos a construção de uma escola que vivencie valores éticos e morais, preservando um convívio social, proporcionando um crescimento interior e onde o conhecimento seja de qualidade.



GIDE

AS ESCOLAS ESTADUAIS ESTÃO PASSANDO PELO NOVO PROGAMA GIDE.


            VAMOS VER O QUE SIGNIFICA GIDE...

 

GIDE – Gestão Integrada da Escola

Sistema de Gestão para as Escolas, que integra os aspectos políticos, estratégicos e gerenciais inerentes à área educacional, com foco em resultados da atividade-fim, processo ensino-aprendizagem. Desta forma, a GIDE tem por objetivo melhorar significativamente os resultados da escola, tendo como referência as metas do IDEB, ENEM, Avaliações Estaduais entre outras.

A GIDE é um sistema gerencial avançado, que fala a língua da escola, testado no alcance da melhoria dos resultados. Ao implementar a GIDE, as escolas terão como principais benefícios:
- Redução do trabalho, dispersão de energia e talento nas escolas com a implementação de um instrumento de gestão; Conversão do esforço da equipe escolar para o aluno; Implementação do gerenciamento científico baseado em fatos e dados; Identificação correta e precisa dos fatores que influenciam negativamente os resultados da escola e que precisam ser trabalhados (Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social – IFC/RS).

IFC/RS? É o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social - 

- O indicador gerencial utilizado na GIDE é o IFC/RS e, com sua aplicação, a escola estará apta a obter informações necessárias a uma análise consistente e profunda sobre seus RESULTADOS, sobre O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM e MEIOS RELATIVOS À VERTENTE AMBIENTAL.

Qual a Importância da aplicação do IFC/RS?

- O IFC/RS é um raio X da escola. Permite a identificação correta, rápida e precisa dos fatores que influem nos resultados. Ainda que sua coleta pareça trabalhosa e detalhada, a intenção é que a sua utilização crie na escola uma cultura de registro de seus principais dados/informações, dando-lhe oportunidade de se conhecer melhor e agir assertivamente, melhorando seus resultados. 

Após a coleta do IFC/RS e preenchimento da árvore, a escola estabelecerá metas baseadas nas variáveis da Dimensão resultados e as metas globais (IDEB, IFC/RS). O Sistema GIDE engloba as dimensões pedagógicas, estratégicas e gerenciais. É orientada pelo método PDCA e balizada pelo indicador gerencial IFC/RS.

Nossa U.E. já preencheu o IFC/RS.  A pasta com os dados da GIDE encontra-se na sala da Direção.
Recebemos a visita da IGT Gilson ( responsável que acompanha o preenchimento dos dados de nossa escola). Onde já preenchemos os formulários da escola. Também foi feito o marco referencial e recentemente a análise estratégica. Estamos na fase da montagem do Plano de Ação .

Por Jacqueline Ribeiro Cabral

 

terça-feira, 12 de março de 2013

Magistério estadual: inscrições já estão abertas no portal da Ceperj


Candidatos podem se inscrever via internet ou na sede da Fundação



Começa nesta terça-feira (12/03) o período de inscrições para professores que querem integrar o quadro permanente do magistério estadual. Até 14 de abril, os interessados deverão se inscrever no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). Nesses dois concursos, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) oferece 362 vagas imediatas, distribuídas por vários municípios, e formação de cadastro de reserva para Docentes I com carga semanal de 16 e 30 horas e para Ensino Religioso, cujos vencimentos são de R$ 1.001,82 e R$ 1.878,40, mais auxílio-transporte e auxílio-alimentação. A data das provas foi alterada de 5 de maio para o dia 19 do mesmo mês.

O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, João Carlos de Carvalho, alerta os candidatos no sentido de não deixarem suas inscrições para os últimos dias, evitando possível congestionamento na rede e consequente perda de prazo, pois a organizadora não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por qualquer problema. Para professores sem possibilidade de acesso à internet, a instituição disponibiliza posto de inscrição presencial, que funcionará durante todo o período em sua sede, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio. O atendimento será feito sempre nos dias úteis, das 10h às 16h. As taxas custam R$ 50 para professor de 16 horas e R$ 70 para professor de 30 horas.   

As 362 vagas estão assim distribuídas: 144 para professor de 30 horas, sendo 84 para Física, 47 para Geografia, 12 para Química e uma para Língua Portuguesa. Para a disciplina de Matemática haverá somente cadastro de reserva. Professor de 16 horas tem  218 vagas, distribuídas pelas disciplinas de Artes (73), Filosofia (82), Sociologia (45), Inglês (17), e Ciências (1). Haverá formação de cadastro de reserva para Biologia, Educação Física, Espanhol, História e Disciplinas Pedagógicas. O concurso para professor de Ensino Religioso, com carga de 16 horas, será para formação de cadastro de reserva. Para concorrer será preciso comprovar Licenciatura Plena e credenciamento emitido pela autoridade religiosa competente dos Credos credenciados na Secretaria Estadual de Educação: Católico, Evangélico, Judaico, Espírita, Umbandista, Messiânico, Mórmon e Islâmico. 

Este concurso público da Seeduc constará de prova objetiva, a ser aplicada em 19 de maio, e avaliação de títulos, cujos documentos deverão ser entregues no mesmo dia. Aqueles que se candidatarem ao Ensino Religioso também se submeterão à prova discursiva. Os exames serão aplicados na capital e nos municípios de Niterói, Cabo Frio, Três Rios, Vassouras, Volta Redonda, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Duque de Caxias, Belford Roxo, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Campos dos Goytacazes, Macaé, Petrópolis, Nova Friburgo e Cantagalo.

Vale registrar que as provas serão realizadas nos municípios pertencentes à Regional de opção do candidato. Mas os que estiverem inscritos para as Baixadas Litorâneas, Centro Sul, Médio Paraíba, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense e Serrana II, deverão indicar o município em que desejam realizar os exames, uma vez que nessas Regionais existem duas alternativas. Já os inscritos para as demais Regionais realizarão as provas no município sede. 

O diretor João Carlos aconselha ao candidato buscar todas as informações sobre este concurso da Seeduc no portal da Ceperj antes de se inscrever, para que não tenha dúvida em relação às normas reguladoras constantes dos editais e para se certificar de que preenche todos os requisitos exigidos. E também para saber que, ao se inscrever, ele deverá optar pela disciplina, pelo município para futuro exercício e pelo tipo de vaga: ampla concorrência, reservadas às pessoas com deficiência, negros e índios. 

As  taxas de R$ 50 (16 horas) e de R$ 70 (30 horas) podem  ser pagas em qualquer agência bancária, preferencialmente no Bradesco, e obrigatoriamente por meio do boleto específico emitido após o preenchimento da ficha online, sendo o único meio aceito. A inscrição só será efetivada após a instituição bancária confirmar o pagamento da taxa. João Carlos lembra que o candidato deverá se certificar de que sua inscrição foi efetuada pela internet depois de 10 dias úteis após o pagamento do boleto bancário. Caso não tenha sido, a pessoa deverá comparecer à sede da Fundação, entre 10h e 16h, levando o boleto pago e a ficha de inscrição impressa. 

Os interessados poderão tirar suas dúvidas e obter mais informações sobre o concurso pelos telefones do Serviço de Atendimento ao Candidato: (21) 2334 7100, 2334 7132 e 2334 7117. O atendimento é feito nos dias úteis, das 10h às 18h. 
- É importante para a Fundação Ceperj realizar mais estes dois concursos para a Secretaria de Estado de Educação. Vamos aplicar provas em 12 Regionais que englobam além da capital mais 17 municípios, objetivando disponibilizar professores de 16 e 30 horas semanais e de Ensino Religioso. Os candidatos podem se preparar de acordo com os conteúdos programáticos, pois os integrantes da banca examinadora vão elaborar as questões com base nos programas constantes dos editais – afirma o diretor João Carlos de Carvalho, lembrando que, além de estarem disponibilizados no portal da Fundação Ceperj, os editais e anexos também  serão publicados no Diário Oficial do Estado.




Equipe - CIEP 259


Uma parte da Equipe do CIEP 259, primeiro dia de aula 2013:

*Professora Vera - Artes
*Professor Luiz Carlos - Matemática
* Professora Jacqueline- Diretora Adjunta
* Professora Bruna- Matemática
*Professor Zenilton- Diretor Geral
* Professora Maria do Amaro- Inglês
* Professor César- Ciências- Biologia
* Professora Renata- Projeto Autonomia
* Professor Cláudio- Química
* Professora: Simone- Língua Portuguesa
* Professora: Thais - Língua Portuguesa
* Professor: Daniel - Educação Física
* Professor: Thales - Física

Homenagem do CIEP 259


Cartaz confeccionado pela Professora e Artista: Andréa Guedes